É muito importante
você montar sua lista de convidados com muito cuidado. É exatamente desta forma
que aparecerá no seu convite e você não vai querer causar uma má impressão para
seu convidado logo de cara.
Primeiro você deve definir a formalidade, se
você vai fazer um casamento suntuoso, à noite, vai fazer um convite com papel
importado, não vai dar para escrever: “Tio Zé e família”, a forma de colocar o
nome tem que acompanhar a formalidade do evento.
Outro fator que define a
formalidade é o relacionamento que vocês têm com o convidado, se é seu amigo de
infância talvez você possa tratá-lo pelo primeiro nome, mas se for seu chefe, aí
já pode ser necessário um tratamento mais formal.
Definida essa parte,
vem a formalização da lista.
1) Digite a lista no computador, são
pouquíssimos os calígrafos que aceitam a lista manuscrita, por melhor que seja a
sua letra.
2) Escolha uma letra
simples e clara, este não é o momento para criatividade. Às vezes, na escolha de
uma letra bonitinha para montar a lista, pode-se gerar confusão na leitura,
algumas letras, por exemplo, tem o “l” minúsculo e o “I” maiúsculo iguais, e se
estiverem juntos poderão gerar dúvidas. Nós aqui usamos muito a letra Courrier
New, é uma letra clássica, bem espaçada e que deixa muito bem definido o
nome.
3) Coloque o nome
exatamente como quer no convite, com os tratamentos (se for usá-los), o nome do
convidado e o(os) acompanhante(s), veja algumas sugestões:
- Sr. Emerson Carvalho
e Sra.
- Dr. Julio César
Martins e família
- Ricardo e
família
- Tio Armando e
esposa
4) Se forem colocar
cartões, indique ao lado, porque assim o calígrafo saberá quantos cartões deverá
colocar em cada convite, por exemplo:
- Sr. Emerson Carvalho
e Sra. (2)
5) No caso de cartões de lista,
quando nem todos os convidados terão o cartão, deve-se indicar em quais colocar
e em quais não colocar:
- Sr. Emerson Carvalho
e Sra. (2) (com lista)
- Dr. Julio César
Martins e família (4) (sem lista)
6) O mesmo aplica-se a cartões de
confirmação de presença.
7) Às vezes recebemos listas com comentários ao
lado, por exemplo “Sr. Emerson Carvalho e Sra. (Alemão)”, se for um comentário
para que você saiba que é, faça uma lista em separado, não se surpreenda se o
calígrafo escrever suas observações também.
8) Para facilitar a sua vida, faça uma
segunda lista, com os telefones e endereços dos seus convidados, assim você
conseguirá se organizar na hora de distribuir os convites. Essa lista será útil
na hora de escrever seus cartões de agradecimento. Dependendo da forma como você
montar a lista, poderá até deixar um campo para ir anotando os presentes
recebidos de cada convidado.
9) Ah! E se você é um amante do Excel,
cuidado com divisões da lista em planilhas, às vezes que recebe não nota que os
nomes estão divididos em planilhas e faz apenas os nomes que estão na planilha
aberta. Prefira, fazer um único documento de texto com os nomes como devem ser
caligrafados, assim não tem erro.
(by Art Invitte)
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